Tratamentos

Próteses - Fixas e removíveis


Quando há a perda de um ou mais dentes, a prótese


Próteses - Fixas e removíveis recife

Quando há a perda de um ou mais dentes, a prótese dentária pode substituí-los de maneira eficiente, mantendo o aspecto natural do sorriso. Ela devolve a capacidade plena de mastigação e fala para o paciente, que também recupera a autoestima. A prótese dentária pode ser fixa ou móvel, unitária, parcial ou total.

Para cada paciente há um tipo de prótese dentária mais adequada, determinada pelo dentista, que fará uma avaliação e pedirá uma série de exames para saber qual o melhor procedimento. Dentre os objetivos da avaliação estão o tipo de prótese mais indicado e o material em que deve ser feita a prótese dentária. Entre os materiais mais usados estão as resinas, a Zircônia, as Metalo-Cerâmicas e as próteses livres de metal, também conhecidas como Metal Free.

A fixação da prótese dentária é feita sobre o implante dentário, ou sobre o dente remanescente. Ela pode ser fixada por meio de pequenos parafusos (sobre implantes), cimento odontológico (sobre dentes ou implantes) ou encaixe. Nesse último caso, a prótese é removível pelo paciente, que deve higienizá-la após cada refeição.

Tipos de Prótese Dentária

Para oferecer um bom tratamento para pacientes com diferentes condições, há três tipos mais comuns de prótese dentária para a solução da perda de um ou mais dentes. O tipo é selecionado após uma avaliação do dentista e concordância do paciente.

Os tipos de prótese dentária mais comuns são:

Prótese Dentária Total Fixa

Ela repõe os dentes perdidos da arcada superior ou inferior. A prótese dentária total é fixada sobre o implante dentário por meio de cimento odontológico ou pequenos parafusos e apenas o dentista pode removê-la. Ela faz parte da reabilitação oral ao devolver ao paciente a capacidade plena de mastigação e de fala.

Prótese Dentária Total Removível (Dentadura)

Também repõe os dentes perdidos da arcada superior e inferior, porém são suportadas apenas pelos tecidos moles e pela estrutura óssea subjacente. Elas são mais baratas que as próteses fixas, mas são menos resistentes e menos estáveis. O paciente deve remover esse tipo de prótese dentária e higienizá-la sempre após as refeições e antes de dormir.

Prótese Dentária Unitária ou Parcial Fixa

Também conhecidas como coroas ou pontes fixas, as próteses dentárias unitárias repõem um dente perdido e a parcial, um grupo de dentes. Elas são fixas, ou seja, são instaladas sobre um ou mais dentes ou sobre implantes dentários por meio de pequenos parafusos ou cimento odontológico. A grande maioria dos dentes perdidos pode ser reposta por próteses dentárias.

Solicite um uma avaliação em nosso consultório odontológio em Recife


Preencha o formulário abaixo para solicitar este tratamento.

Escolha outro tratamento

Voltar